Maquiagem


Qual item de maquiagem você mais gosta?


Batom, preferência de 9 em cada 10 mulheres quando o assunto é beleza!

Mas, como será que surgiu o Batom?



Você sabia?

O batom surgiu com a Rainha egípcia Nefertite a esposa de Faraó pois, ao contrário do que dizem não foi instituído por Cleópatra, no Museu de Berlin na Alemanha pode-se observar que os lábios femininos já eram pintados mil anos antes de era de Júlio César.

No Egito Faraônico, as mulheres usavam púrpura de Tyr (tinta bastante rara produzida na cidade fenícia de Tiro).
Logo depois o batom passou a ser confeccionado, a partir de cera de abelha e tintas vegetais, e começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra durante o reinado de ElizabethI.
No século XIII, foi descoberto então o carmim de cochonilha (inseto que produz ácido carmínico), pigmento vermelho que era insolúvel em água. 
Mas, foi Rhocopis (perfumista francês) quem inventou o báton serviteur (bastão servidor), um tipo de massa feita de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão e era de cor vermelha. A invenção conquistou as atrizes e prostitutas do mundo inteiro, inicialmente o batom era visto como vulgar; donas de casa e Mulheres de família só adotaram oficialmente o uso do batom durante a primeira guerra mundial.
Ainda em 1770, o parlamento inglês proibiu o uso de pigmento nos lábios por achar que o batom era um artifício para seduzir e manipular os homens.

Em 1921 foi lançado em Paris o primeiro batom em tubo e em 1930 os estojos de batom se tornaram sucesso de vendas nos Estados Unidos.





Vermelho, coral, vinho…
Não importa a cor do batom, e sim que ele levante seu astral!









Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-origem-do-batom.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batom

Comentários