Alimentação saudável todo dia


Agora veja as 10 dicas para se ter uma alimentação saudável, diariamente!




I. É necessário que se faça três refeições, o café- da -manhã, almoço e o jantar e dois lanches saudáveis. Mas Faça as refeições com calma, e mastigue bem os alimentos porque a digestão se inicia na boca com a trituração e ação da salivação.

Você sabia ?

Quando há ansiedade, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, comemos mais. Quando mastigamos bem, automaticamente estamos trabalhando com a ansiedade e promovendo a saciedade fisiológica (verdadeira). 


II. Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais que são o arroz o trigo e o milho; também dos tubérculos que são as batatas; inclua também as raízes, como a mandioca. 
Pães e massas, estes são nas refeições. E claro que você precisa dar preferência aos grãos integrais pois contém vários nutrientes excelentes para manter os níveis de glicemia, e fibras que servirão de alimento para as bactérias benéficas do intestino, além de ajudar no controle do colesterol e na saciedade ou prefira grãos na sua forma mais natural.

III. Coma ao menos três porções de legumes e verduras como parte das refeiçoes e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e nos lanches. As frutas e hortaliças são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de conter fitoquímicos os quais são excelentes antioxidades

IV. O arroz com feijão formam uma combinação completa de proteínas e é recomendada todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.

V. Diariamente você deve consumir uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos e três porções de leite ou derivados. 

Dica!

Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.

VI. É recomendado no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou a margarina.

VII. Evite estes como regra da alimentação, comendo-os no máximo duas vezes por semana: refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces ou recheados, sobremesas e outras guloseimas. 

Você sabia ?

Os alimentos industrializados, processados e embutidos contêm inúmeras substâncias químicas que não são reconhecidas pelo nosso organismo. O consumo desses alimentos em quantidade excessiva demanda trabalho do fígado para neutralizar corantes, conservantes, etc. Alguns produtos com potencial efeito cancerígeno podem ser recebidos pela ingestão desses produtos ou serem produzidos no processo de desintoxicação. Pode haver comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos, isto devido à ingestão de produtos estranhos ao nosso organismo.

VIII. Retire o saleiro da mesa e diminua a quantidade do sal na comida.

IX. É necessário beber ao menos seis a oito copos (dois litros) de água por dia, mas dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. Não ingira líquidos junto com as refeições pois faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo.

X. Evite as bebidas alcoólicas e o fumo,  pratique ao menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

Você sabia ?

Os alimentos considerados brancos (pão, açúcar, trigo, arroz), além de não conter mais a sua película - onde estava a maioria dos nutrientes - também passam por um processo químico chamado de branqueamento. Neste processo, diversas substâncias químicas são adicionadas, com potencial efeito negativo para nosso organismo.


Mexa-se pela Vida!

Quem valoriza uma alimentação saudável é fã da Vida!







http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/confira-10-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel.htm
https://www.google.com.br/search?q=10+dicas+para+uma+alimenta%C3%A7%C3%A3o+saud%C3%A1vel&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjqqqzK-LvKAhUEWCYKHWqnBkgQ_AUICSgD&biw=1366&bih=643

Comentários